27/02/2018 às 16:47 - Atualizado em 20/04/2018 às 09:51

Santa Catarina recebe comitiva da República Tcheca para estreitar laços comerciais

Santa Catarina e o leste europeu entram em uma nova fase de negócios bilaterais. Nos dias 5 e 6 de março, a Fecomércio SC recebe comitiva da República Tcheca, com representantes da embaixada da República Tcheca e consulado da República Tcheca em Blumenau, com jurisdição em Santa Catarina, e um grupo de empresários do país.

Entre os convidados da missão comercial ao Estado estão o diretor do departamento de diplomacia econômica do Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca, Marek Svoboda, o representante do Ministério da Agricultura, Adam Janata, e o chefe do setor comercial e econômico da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Petr Klima.

Na segunda-feira (5) a programação será em Florianópolis a partir das 9h, no Sesc Cacupé, com apresentação institucional do Sistema Fecomércio SC aos empresários tchecos. Entre 14h e 16h está prevista rodada de negócios com apresentação de produtos e maquinários.

O evento será uma plataforma de networking de empresários, especialmente do segmento de vitivinicultura, destilaria e cerveja artesanal, entidades empresariais e poder público. “A agenda dá continuidade às ações já realizadas entre a Federação e as organizações tchecas, além de criar um ambiente de negócios favorável a competitividade do estado. A rodada é um excelente momento para os empresários catarinenses e tchecos ampliarem a carteira de fornecedores e prospectar parcerias estratégicas”, pontua o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

Evento em Blumenau

A programação em Blumenau será no Hotel Sesc Blumenau, a partir das 8h30, com a rodada de negócios e visitas técnicas à Enoteca/importadora Decanter e Supermercados Rede Top.

A delegação também fará uma visita técnica à Feira Brasileira da Cerveja e ao Festival Brasileiro da Cerveja, na Vila Germânica, e participará da noite de premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja. O grupo será acompanhado do secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Ricardo Stodieck, e o secretário institucional de Relações Internacionais e presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos.

Em 2015, o país instalou o consulado honorário em Blumenau, com o empresário Rafael Thales de Freitas à frente da representação consular. O Vale do Itajaí é reconhecido nacionalmente por duas atividades econômicas tradicionais no país do leste europeu: a produção de cristais e a fabricação da cerveja pilsen. O estado também tem forte presença de descendente e imigrantes, principalmente no Vale do Itajaí e da região Norte, em São Bento do Sul, Mafra e Joinville.

Fonte: Fecomércio/SC