02/04/2018 às 08:59 - Atualizado em 04/10/2018 às 16:39

SINCAVI Vale do Itajaí e o SINDILOJAS Blumenau participam do Sistema de Excelência em Gestão Sindical

O SINCAVI Vale do Itajaí e o SINDILOJAS Blumenau estiveram presentes no 11º ciclo do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado terça-feira (dia 27) no SESC Cacupé, em Florianópolis. Com metodologia renovada, o programa agora passa a atuar a partir dos seis eixos que envolvem a atividade sindical contemporânea: Relações Sindicais, Representação, Atuação Legislativa e Gerencial, Produtos e Serviços e Comunicação Institucional.

As assessoras administrativas Ana Sell e Daniele Mendonça representaram SINDILOJAS e SINCAVI na apresentação do novo modelo do sistema. O SEGS é um Programa desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para capacitar os líderes e executivos sindicais sobre associativismo e serviços oferecidos aos empresários.
A nova metodologia permite com que cada sindicato possa realizar a avaliação de seu desempenho, identificando como está a execução dos processos propostos pela metodologia na própria rotina da entidade.

Tal metodologia também passa a fazer parte do planejamento estratégico da Fecomércio SC para 2018, com alinhamento dos posicionamentos e operação de uma carteira de produtos oferecida pelas entidades sindicais empresariais.

O assessor do SEGS junto à CNC, Alexandre Marcelo, lembra que o programa tem capacitado executivos dos sindicatos às boas práticas de gestão há uma década, e chegou o momento de optar por um modelo mais dinâmico, integrado à suas necessidades com metas, planos de ação, capacitações e rotina de monitoramento de resultados. 

Como funciona

O novo modelo de avaliação foi construído a partir do Capability Maturity Model Integration (CMMI, ou Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação), voltado ao aperfeiçoamento dos processos.
O sistema permite a cada sindicato visualizar as etapas, em cinco níveis, até alcançar as competências que atestem o amadurecimento dos procedimentos envolvidos na gestão sindical. Ele faz uso do

Sistema de Avaliação Sindical (SAS), que analisa a maturidade das entidades sindicais nos seis eixos de atuação e do Sistema de Gestão por Objetivos (SGO), plataforma de planejamento e acompanhamento de ações, indicadores e objetivos.

O programa acontece ao longo do ano com etapas de realização de diagnóstico, treinamentos dos novos sistemas e avaliações. Tem previsão de encerramento em novembro, com apresentação dos resultados e a entrega dos certificados de conclusão.